Boas Práticas: Lista de Emails

Seguidas vezes nos deparamos com nossos grupos tentando se comunicar por meios digitais e criando a maior bagunça. As pessoas se atravessam, não leem as mensagens e já comentam, saem postando absolutamente tudo que lhes vem na cabeça. O mal uso de um canal coletivo de comunicação é um dos principais fatores para o desgaste das relações de um grupo. Com o tempo, além das coisas não saírem com a rapidez que era esperada, as pessoas vão deixando de colaborar e lentamente vão se afastando, seja por falta de paciência ou por cansaço.

O que segue abaixo são orientações quanto ao uso das listas de discussão de um movimento social do qual participei. Tentamos resumir as principais boas práticas em quatro frases com alguns exemplos e breves propostas relacionadas a cada uma.

Estas recomendações foram produzidas pensando numa lista de emails. Porém, atualmente os grupos estão usando cada vez mais grupos de mensagens instantâneas. Mesmo assim, a partir deste material é possível derivar boas práticas para as comunicações que não passam por email.

Um acordo de boas práticas em grupo é MUITO importante e tem por objetivo obtermos mais eficiência na comunicação e manter a harmonia das discussões.

Sempre que precisar, o grupo deve revisar seus acordos.

Mote: Organize um movimento social e seja feliz – utilizando a lista! 🙂

O canal Público e o Fechado

Se o seu grupo tiver atuação pública, em geral é bastante comum e útil ter dois canais de comunicação coletiva. Um para informar pessoas interessadas sobre as ações públicas do grupo. Este canal é composto pelas pessoas que apoiam e que não necessariamente participam das reuniões. Por questões de segurança, recomenda-se não expor assuntos delicados nele pois qualquer pessoa pode estar ali.

O outro canal é aquele composto pelas pessoas mais orgânicas do grupo. É usado para tratar assuntos de organização interna, incluindo aqueles que exigem maior sigilo. Revise periodicamente quem participa deste canal e mantenha a lista segura.

Boas Práticas

1- Seja coerente com o assunto do email.

Preencha o campo assunto com poucas palavras, para resumir a mensagem. Exemplo de mau uso: [fechô galera] para falar que uma atividade está confirmada (o assunto não diz sobre o que se trata o email).

Inclua [fora de tópico] antes do assunto de uma mensagem que não tenha relação direta com a organização do grupo.

Mude o campo assunto sempre que mudar o que está sendo tratado no email. Caso você queira falar de várias coisas, mande vários emails. Será lindo!

2- Seja precis@ e diret@ ao escrever suas mensagens.

Exponha sua ideia e proponha em seguida. Lembre-se que ter ideias é bacana, mas elas sempre precisam de pessoas para encaminhá-las.

No caso de repassar à lista uma publicação ou notícia, mande o link e um trecho que sirva de resumo.

Responda um email somente depois de ler as respostas anteriores.

Envie mídias (fotos, áudios, vídeos, etc.) utilizando as ferramentas: postimage.org, dropbox, google drive, ou melhor, o blog do grupo!

3- A lista Fechada trata da organização GERAL do grupo

Exemplos do que pode interessar a todo mundo: propostas gerais, repasses de GTs, notícias relacionadas ao grupo, decisões que necessitem consenso, etc.

Resolva os assuntos do seu GT através das ferramentas de comunicação próprias do GT (celular, FB, email para algumas pessoas, telepatia, etc.)

Envie recados individuais apenas para a pessoa interessada ou GT. Exemplo de mau uso: “você é uma fofa, amiga!”.

4- Casos raros

Evite registrar por escrito qualquer atividade que possa criminalizar membros do grupo.

Caso queira sair da lista, fale com a moderadora.

Quando quiser mostrar a um contato de fora da lista um e-mail interno, copie especificamente o trecho e faça uma nova mensagem. Ao encaminhar diretamente uma mensagem, você estará expondo contatos e informações internas do grupo.

Outras infos:

* Guia de sobrevivência em listas de discussão

Dicas:

* Se você tem dificuldades para acompanhar todos os e-mails da lista, tente criar filtros e marcações. Procure num buscador como fazer isto no seu cliente de email (Thunderbird, Iceweasel, Gmail, Hotmail, Yahoo, Outlook, Ig, etc.)

2 comentários em “Boas Práticas: Lista de Emails”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *